opinião

Havan mantém Santa Maria como prioridade, mas sem previsão de abertura

Deni Zolin


Foto: Havan (Divulgação)

A concessão da licença para a obra de construção da megaloja da catarinense Havan em Passo Fundo é só mais um passo para o ingresso da rede aqui no Estado. O presidente da empresa, Luciano Hang, falou para a coluna que agora espera negociação com o sindicato dos comerciários de Passo Fundo para iniciar a construção, com investimento de R$ 40 milhões e para gerar 150 empregos. Hang quer que o sindicato libere o trabalho aos domingos e feriados. Mas o que isso tem a ver com Santa Maria? É que nossa cidade está na fila dos investimentos e, depois de Passo Fundo e Caxias do Sul, é uma das prioridades da Havan para construção de uma megaloja.

Projeto que elevará valor do IPTU pode ir à Câmara este ano

Se tudo der certo, Hang espera inaugurar a loja em Passo Fundo até outubro, já que o método construtivo é muito ágil. O próximo passo é obter a licença em Caxias. Apesar de Hang não falar em prazos, a tendência é que a Havan focará seus esforços na abertura em Santa Maria possivelmente em 2019. No início deste ano, ele até olhou terrenos em Santa Maria, mas a prospecção foi suspensa.

- Dando certo a primeira obra no Rio Grande do Sul, já estamos com segundo projeto em Caxias, e conforme a gente vai notando que vamos tendo a facilidade de poder trabalhar, vamos intensificar nossa presença no Estado. Deixando que bem claro que o pré-requisito é a possibilidade de nós trabalharmos como a gente trabalha no Brasil todo. Eu sempre comento que o Rio Grande do Sul é um dos Estados mais fechados e mais burocráticos que temos no país - afirmou Hang, à coluna, ontem à tarde, que complementou:

Pagamentos do Pis/Pasep começam no final do mês. Confira o calendário

- Nós temos 111 lojas abertas e até o final do ano, teremos 120. Mas temos mais 25 lojas já definidas no país para abrir. O Rio Grande do Sul é prioridade, e Santa Maria é uma das cidades prioritárias, que a gente já definiu, por ser uma cidade regional e por ter uma população grande. (A data da vinda para Santa Maria) Vai depender agora da abertura das primeiras lojas.

A FAVOR E CONTRA
Apesar de ter muitos consumidores na expectativa pela abertura da Havan aqui e de pessoas em busca dos empregos que serão gerados, à boca pequena, há setores empresariais e até políticos de Santa Maria que são contra a vinda da Havan por acreditarem que ela não vai gerar muitos ganhos à cidade. A avaliação dessas pessoas é de que os empregos gerados pela Havan irão gerar desemprego em lojas que vendem os mesmos tipos de produtos que a empresa catarinense. Porém, o prefeito Jorge Pozzobom defende a vinda da Havan e teve contatos com Hang. 

O passado de Luciano Hang e da Havan também é um assunto polêmico, mas ele jura de pés juntos que não sonega impostos - chegou a gravar vídeo este ano para mostrar uma certidão negativa e também exibiu o documento quando veio ao Estado anunciar o investimento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

10 dicas para evitar o desperdício e economizar gás de cozinha Anterior

10 dicas para evitar o desperdício e economizar gás de cozinha

Três apostadores dividem prêmio da Lotofácil Próximo

Três apostadores dividem prêmio da Lotofácil

Economia